Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O sistema operacional dos computadores

Responsabilidade civil empresarial.

Publicado por Bachareis em Direito
há 4 anos

Esse “post” é sobre um problema que tive com um notebook da Positivo. O modelo do notebook é o stilo one XC3550.

A empresa colocou no mercado um notebook com sistema operacional Windows, munido de uma memória RAM de 1gb e um HD de 30gb.

Entretanto, o Windows consome 20gb da memória apoximadamente, deixando uma memória irrisória de 10gb para o usuário.

Acontece que ao instalar um pacote de programas de escritório (softwares de office), o computador consome 1,5gb de memória do HD.

Depois, como todo usuário comum de computador, precisamos instalar um bom navegador de internet, porque o “Internet Explorer” só serve para dar erro. Particularmente, gosto de baixar o Firefox, que consome 204mb do HD. Mas há usuários que preferem instalar o Google Chomer, o que consome bem mais memória do HD.

Se você for verificar no “painel de controle” do seu Windows, verá que a Microsoft nem disponibiliza a porcentagem de memória consumida por este software.

Posto isso, vale lembrar que quando resta apenas 5gb restante no Windows, a Microsoft executa um programa em nossa máquina, notificando o usuário de que sua máquina está com pouca memória. E essas notificações são muito chatas, quando estamos focados em um assunto, e do nada, aparece aquela notificação impertinente da Windows falando que a máquina está com pouca memória.

Entretanto, quando adquiri esse notebook, a empresa veiculava a informação de uma memória de, aproximadamente 130gb de HD, pois na propaganda contavam com 100gb do OneDrive, que é uma memória ficta, ou seja, memória de nuvem.

Acontece que isso é uma ilusão, pois a memória de nuvem não aumenta o HD, como eles afirmavam na propaganda. A memória de nuvem é para salvar documentos do Word, Excel, Powerpoint, PDF, etc. Documentos em geral.

Por fim, essas dicas é para auxiliar o usuário que não é da área da tecnologia da informação, pois com o uso em massa da internet pelas instituições sociais, seja pública, seja privada, o cidadão comum tem que se atentar a certos parâmetros quando for adquirir essa maravilhosa máquina de criatividade criada pelo ser humano, que é o computador.


Referência:

1. Notebook (POSI) Stilo ONE XC 3550 AGORA COM 132 GB!!!! (SO QUE NÃO). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XbgmlWobisc>. Acessado em: 09/10/2020.

  • Sobre o autorA razão é a alma da lei.
  • Publicações45
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-sistema-operacional-dos-computadores/942338034

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente, é preciso ficar muito atento a esse tipo de propaganda. Não há milagres. Se é barato, é de baixa qualidade e não vai atender.

Tempo é dinheiro. Um computador lento, que trava, dá erro, dentre outros problemas em um escritório ou para um advogado "em trânsito" é prejuízo e pode causar danos graves, como a perda de um prazo, por exemplo.

A combinação i3/1TB HD/4GB RAM/Windows 10, ou seja, um computador "normal" ainda é a escolha mais fácil e que trará menos dor de cabeça para instalar os programas necessários para assinar petições, usar os sites dos tribunais, etc. Qualquer configuração acima, já é um "plus" bem-vindo. continuar lendo